IGREJA BATISTA BOAS NOVAS
Rua: Silva Jardim, 152 - Centro

São Bernardo do Campo - São Paulo
Tel: (11) 4335-6727
SITE DA IGREJA!



20 de outubro de 2009

RESUMO DA EBD!

RESUMO DA EBD, MINISTRADO NO DIA 18/10 POR MARCELO, ESCRITO POR CAMILA RIBEIRO:











A última aula da EBD ministrada pelo nosso líder de jovens Marcelo,
resgatou conhecimentos aprendidos na aula anterior, onde vimos que não existe possibilidade nenhuma de chegar à Deus, se Deus não possibilitar isso. Vimos também que o pecado que está em nós só pode ser superado por Ele. Deus nos perdoa porque Ele nos ama e este amor, é completamente aceitável e inexplicável. É pelo poder do Espírito Santo que somos alcançados e convencidos (I Co 2:4-5). Somos transformados porque o amor de Deus veio até nós. Não podemos deter esta presença, pois existem pessoas que querem e que precisam de Deus, mas ainda não o conhecem.
Também não devemos trocar o relacionamento que temos com Deus com nada e ninguém.
Não temos mérito em nada que acontece a nossa volta: tudo é feito por Ele e para Ele... sem Ele nada é possível. Devemos agir segundo a capacitação de Deus e não de acordo com o nosso conhecimento humano.

Voltando a aula do dia, o tema foi a cognoscibilidade de Deus, baseando-se nos questionamentos: será que realmente podemos conhecer a Deus? Quanto de Deus podemos conhecer?
Deus sempre será criador e nós criaturas. Nós podemos conhecer a Deus de maneira satisfatória, bem mais do que conhecemos hoje, mas nunca plenamente. Se pretendermos conhecer a Deus, é necessário que Ele se revele a nós. O conhecer Deus, só é possível por sua revelação.
Muitas vezes esquecemos de questionar porque Deus resolveu revelar-se à nós. Temos que impor esta pergunta diariamente e observar o que ela gera em nós.
Deus quer que usemos o nosso pensar, agir e falar para amor e glória do seu nome. Proclamamos o nome de Deus praticando e partilhando seu evangelho... vivendo Jesus. Só formamos discípulos pelo nosso testemunho, com vida e atitudes dignas de serem imitadas. Temos que agir segundo o Apóstolo Paulo, despertando a vontade de outras pessoas a nos imitarem, pois somos imitadores de Cristo.
Nunca conheceremos a Deus 100%, o que é muito bom já que com isso teremos mais alegria e ânimo, pois existirá entre nós, uma relação de troca e conhecimento eterno com Deus (como brilhantemente o nosso irmão e filósofo Filipe ilustrou: “ESTAGNAR ANTECEDE A QUEDA”).
Nós não vamos conhecer a Deus completamente, mas podemos conhecer que Deus é amor, pois Ele entregou seu único filho para morrer por nós, transformando assim, seu amor em atitudes; Deus é luz e nós devemos ser a luz do mundo mostrando o caminho e a direção aqueles que ainda não conhecem a Jesus; Deus é Espírito e Deus é justo/reto.

NOSSAS ATITUDES DEVEM DIZER QUEM SOMOS!
O que nossas atitudes estão mostrando? Elas têm se assemelhado a Deus?
Podemos destruir uma pessoa com o testemunho indigno de ser imitado, mas ao contrário, com um testemunho rico de bons exemplos e baseado no evangelho de Cristo, conseguimos ajudar, aconselhar e até mesmo construir uma nova pessoa.

COMO LIÇÃO FICA:
Sejamos exemplos! – O mundo precisa de exemplos. Deus nos chamou para sermos bênçãos (João 1:12). Ele nos chamou para sermos seus filhos. Somos referências de Jesus... somos os representantes do Reino dos Céus. Onde chegamos o reino dos céus é instalado. Jesus será percebido através de nós, das nossas palavras e das nossas atitudes.
Sabemos que compreender a Deus 100% não é possível, mas temos consciência que podemos imitá-lo... sem dúvidas, imitar as atitudes que Deus teria, é o maior privilégio que podemos ter.

Nenhum comentário: